Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
201 resultado(s)
Página 1 de 21
Resumo

Dois dos grandes eventos econômico e político de início do século XXI, a crise financeira de 2008 e ascensão da extrema direita ao redor do globo, pareciam sinalizar o fim da "era neoliberal". Muitos analistas e políticos, naquele momento, decretaram a "morte do neoliberalismo" e o início de uma nova era. Contudo, após alguns anos desses eventos, estudiosos hoje afirmam que aquelas predições foram exageradas e prematuras. A crise financeira não abalou a agenda de reformas econômicas neoliberais e a ascensão da extrema direita não significou o fim do neoliberalismo, pelo contrário, alguns veem nesses eventos relação direta com transformações contemporâneas nas práticas neoliberais. Enquanto alguns estudiosos argumentam que foram as reformas neoliberais que criaram o ambiente perfeito para a reemergência da extrema direita, outros apontam para as ligações entre indivíduos e institutos neoliberais e esses grupos extremistas. Há também especialistas que, indo além, afirmam que essa seria uma nova fase neoliberal, autoritária e violenta. Considerando esses diferentes cenários analíticos em escala global, o presente projeto busca contribuir para a discussão desse atual, relevante e intenso debate. A partir de uma abordagem mais conceitual, esta pesquisa se propõe a entender se e como os grupos de extrema direita utilizaram, incorporaram e/ou ressignificaram conceitos, ideias e discursos neoliberais. Esta é uma abordagem ainda pouca explorada e que pode produzir novos resultados e perspectivas. Do ponto de vista geográfico, a presente proposta tem o intuito de estabelecer uma abordagem transnacional, comparativa e possivelmente inédita, entre Brasil e Reino Unido, buscando compreender quais são os diálogos, conexões, semelhanças e distinções entre os dois países e os desdobramentos destes eventos. (AU)

Resumo

No período pós-1945, o café foi o segundo produto primário mais negociado do mundo. Embora existam pesquisas extensas sobre os processos históricos do sistema global de café durante os anos 1960, pouca atenção foi dada aos esforços do governo brasileiro para institucionalizar globalmente esse sistema durante os anos 1950. Apesar da posição do Brasil como maior produtor e exportador mundial de café, nossa compreensão do seu envolvimento na formação do sistema global de café ainda é limitada. O período de 1954 a 1958 foi marcado por flutuações significativas no preço internacional do café e um número crescente de reuniões multilaterais entre países produtores ocorreu para estabelecer novas práticas de governança para o comércio de café. De interesse particular é a Conferência Internacional do Café, realizada no Rio de Janeiro, em 1958, e que representa certo ápice da exploração do multilateralismo do café nas Américas à época. Com base em pesquisas de arquivo em instituições brasileiras, identificamos uma forte influência dos Estados Unidos nesse assunto. Como o maior importador de café do mundo, a sociedade dos Estados Unidos não estava alheia a esse assunto. A Casa Branca, órgãos do governo federal e a National Coffee Association (NCA) reconheceram o papel crucial que o café desempenhava nas economias de países latino-americanos como Brasil e Colômbia. Para investigar as interações entre Brasil e Estados Unidos, conduziremos pesquisas de arquivo em instituições públicas nos EUA, como o National Archives and Records Administration (NARA). Assim, temos como objetivo iluminar como esses contatos entre Brasil e Estados Unidos moldaram a trajetória do sistema global de café no pós-1945. (AU)

Resumo

Esta pesquisa de iniciação científica busca mapear e analisar as prioridades retóricas e simbólicas do atual presidente Lula, em suas eleições de 2003 e 2023, e compará-las à luz de seus respectivos contextos políticos, sociais e econômicos. Visando este objetivo, estão sendo codificados, através da metodologia do Brazilian Policy Agendas Project, os seguintes documentos e pronunciamentos de ambos os anos: i) Plano de Governo registrado no TSE; ii) Discurso de Vitória; iii) Discurso de posse no Parlatório do Palácio do Planalto; iv) Discurso de posse no Congresso Nacional, e, por fim, as v) Mensagens ao Congresso Nacional. A partir desses indicadores, está sendo mapeado quantitativamente as prioridades de Lula, ao mesmo tempo em que faz-se uma análise qualitativa de contexto para a compreensão dos resultados obtidos, que apontam manutenções e mudanças na priorização de políticas públicas pelo atual presidente. O objetivo da BEPE é possibilitar a análise dos dados codificados, através de ferramentas e aulas promovidas por integrantes deste grupo de pesquisa no Instituto Universitário de Lisboa.

Resumo

Esta proposta está vinculada a expansão das atividades do Brazilian Policy Agendas Project, o projeto nacional integrante do Comparative Agendas Project composto por uma rede internacional de pesquisadores de vinte e três países que se dedicam a pesquisar a formação e as mudanças da agenda governamental em seus países. Baseado nos achados e nas análises feitas pelo projeto brasileiro em auxílios anteriores ao longo dos últimos 5 anos, a proposta tem o objetivo de mapear e analisar a atenção de diferentes atores sobre políticas públicas ao longo do tempo. Para isso, são analisados documentos que refletem a atenção dos tomadores de decisão, expandindo os dados já coletados pelo projeto, com a inclusão de novos bancos de dados sobre as proposição legislativas, como os projetos de leis ordinárias e complementares, propostas de emendas constitucionais e as propostas de governo das coligações inscritas ao cargo de Presidente da República entre os anos de 1985 e 2022. A proposta criará um banco de dados público e de livre acesso contendo mais de 130 mil informações sobre as prioridades em políticas públicas dos atores envolvidos no processo de formação e de mudança na agenda governamental. A partir desses dados, múltiplas análises serão realizadas com o objetivo de compreender o processo de formação da agenda, sua capacidade e diversidade, apontando, assim, manutenções e mudanças ao longo do período pós redemocratização do país. Além disso, o extenso banco de dados possibilitará, também, a realização de estudos setoriais que analisem a dinâmica de políticas específicas, suas mudanças e contextos, bem como a realização de análises em perspectiva comparada com outros países integrantes do CAP.

Resumo

A presente pesquisa se insere no estudo de agenda governamental com a proposta de analisar as principais divergências entre os Projetos de Leis Complementares e Leis Complementares Aprovadas, no intervalo de 1988 até 2018, utilizando a variável do tema do Projeto de Lei Complementar e Lei Complementar Aprovada como base norteadora da análise. Foram coletados mais de 4.120 documentos legislativos já devidamente categorizados pelos seus respectivos temas, sendo o objetivo deste projeto analisar as mudanças de prioridade na agenda governamental, considerando as mudanças nas priorizações da agenda pré decisória, representada pelos Projetos de Leis Complementares, e como essas priorizações se relacionam com a agenda decisória, representada pelas Leis Complementares Aprovadas nesse período.

Resumo

este projeto aborda os processos de circulação e tradução do discurso anticomunista na América Latina, com foco na rede de extrema-direita propiciada pela Confederação Anticomunista Latino-americana (CAL), capítulo regional da World Anticommunist League (WACL), entidade de âmbito global, fundada em Taipé (Taiwan) em 1967. Criada na cidade do México, em 1972, a CAL realizou 4 congressos públicos, além de reuniões secretas, até 1980, sendo formalmente desligada da WACL em 1984. Contudo, os antecedentes dessa organização datam, pelo menos, desde 1954, quando foi realizado o 1º. Congresso Anticomunista Latino-americano, também na capital mexicana, sendo que alguns dos personagens e organizações que estiveram implicados nessa iniciativa pioneira participaram, anos mais tarde, da criação da CAL. Meu objetivo é compreender as peculiaridades da recepção e tradução do anticomunismo pela extrema-direita latino-americana, em especial em seu vínculo com a questão nacional. Parto da hipótese, apoiada na ampla literatura já existente sobre o tema, de que o anticomunismo não foi uma mera importação do discurso estadunidense da Guerra Fria, enraizando-se nas tradições políticas e intelectuais das direitas latino-americanas, além de envolver fontes e conexões internacionais para além dos EUA, com importantes laços com a Europa e a Ásia. Mais do que isso, o anticomunismo teria desempenhado o papel de "ponto de articulação" ou de "condensação" do discurso ideológico que conferiu unidade ao campo das direitas radicais no continente, unificando católicos integristas, nacionalistas organicistas e, em menor medida, neoliberais, em torno de visões hierárquicas e excludentes da nação. Por fim, esta constelação ideológica, por meio da gramática da oposição "Leste/Oeste", típica da Guerra Fria, produziu uma concepção própria do "Ocidente", distinta das concepções liberal-democráticas do campo ocidental, frequentemente acusando as últimas de serem cúmplices do inimigo comunista. Minha base empírica será constituída pelo acervo da CAL e da WACL, arquivado no Centro de Documentación y Archivo Para La Defensa de Los Derechos Humanos (CDYA), localizado no Museo de la Justicia, em Assunção (Paraguai). Por ter funcionado como "arquivo" da chamada "Operação Condor" - coordenação dos aparatos repressivos e forças paramilitares das ditaduras sul-americanas na década de 1970 -, a polícia política da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989) reúne um precioso acervo documental das redes da extrema-direita regional, agora disponíveis ao público e em grande medida digitalizados. Com essa pesquisa, pretendo contribuir para entender o enraizamento e persistência histórica do anticomunismo como denominador comum das direitas latino-americanas e como obstáculo ideológico ao aprofundamento da democracia na região. (AU)

Resumo

Esta pesquisa de mestrado busca analisar, a partir de uma perspectiva comparada e internacional, o conteúdo dos discursos presente nas falas e manifestações dos presidentes eleitos Donald John Trump - Estados Unidos (2017-2020) e de Jair Messias Bolsonaro - Brasil (2018-2022) como instrumento estruturante do populismo ideacional (Hawkins, Kaltwasser, 2017; Hawkins, Kaltwasser, 2019; Mudde, 2004; Mudde,Kaltwasser; 2017). Para isso, serão mapeados, categorizados e analisados diferentes indicadores de atenção de ambos os presidentes, seguindo os métodos e os estudos organizados pelo Comparative Agenda Project. Dentre o corpus documental selecionado para a análise estão os discursos de posse, as declarações anuais proferidas no State of the Union estadunidense e nas Mensagens ao Congresso Nacional brasileiro, como também serão mapeados os planos de governo e os debates eleitorais realizados no período pré-eleitoral. A partir dos dados coletados e categorizados, duas análises serão realizadas: a primeira, de caráter longitudinal, compara a atenção dos discursos sobre políticas públicas de cada presidente eleito com os seus antecessores, demonstrando, assim, mudanças e continuidades nas prioridades dos presidentes. A segunda análise, de perspectiva transversal e comparada, busca entender as semelhanças e diferenças que aproximam e afastam as agendas simbólicas de Trump e Bolsonaro e as analisa de acordo com as lentes do populismo ideacional e da formação da agenda governamental. Essa pesquisa busca reforçar os estudos que indicam o protagonismo da agenda simbólica dos presidentes eleitos, destacados em seus discursos e pronunciamentos no processo de definição de prioridades e de formação da agenda governamental. (AU)

Resumo

O objetivo desta pesquisa parte da hipótese levantada nos resultados preliminares do projeto Gender STI, cofinanciado pela FAPESP e pela UE, que orientam a construção de um modelo para a análise da interação internacional entre dois tipos de atores do ecossistema de CTI, essenciais à diplomacia da inovação: a academia e a indústria. Portanto, o objetivo é explorar a interação entre o setor privado e a academia e seu impacto na distribuição de gênero nas carreiras científicas, sob a perspectiva do campo das relações internacionais. A hipótese é, portanto, que, além de questões culturais e sociais ligadas a estereótipos, o número de mulheres na carreira docente é influenciado pelas diferenças salariais entre homens e mulheres no mercado de trabalho em diferentes áreas do conhecimento. Para isso, decidiu-se que seria necessário, nesta pesquisa, fazer uma comparação entre as mulheres da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Sorbonne; e entender melhor a relação entre essas realidades e a situação das mulheres no setor privado no Brasil e na França. Afinal, essa pesquisa está diretamente ligada ao projeto Gender STI, que por sua vez está ligado à União Europeia. Ao mesmo tempo, a comparação contribuiria para a internacionalização das análises aqui propostas, o que será importante se considerarmos que esta pesquisa se insere no campo de conhecimento das relações internacionais. (AU)

Resumo

O projeto de estágio internacional faz parte da pesquisa de mestrado "A Nova Direita nas Relações Internacionais: o papel do Students for Liberty na promoção da racionalidade neoliberal no Brasil (2012/2022)". O principal objetivo da pesquisa de mestrado é mapear e sistematizar as práticas da organização transnacional americana Students for Liberty (SFL) no Brasil entre 2012 e as eleições gerais brasileiras de 2022. Ao analisarmos as atividades da SFL no país durante esse período, pretendemos compreender os precedentes históricos que culminaram em repercussões políticas, jurídico-institucionais e sociais no contexto doméstico brasileiro, correspondendo à consolidação de uma racionalidade política associada à ascensão da extrema-direita. Para atingir estes objetivos, consideram-se necessário compreender melhor a história intelectual da corrente política libertária nos EUA, ganhando assim uma visão do contexto doméstico americano em que organizações como a SFL surgiram e começaram a operar transnacionalmente, em geral no rescaldo da crise financeira de 2008. Para tanto, propomos um estágio de pesquisa sob a supervisão do Prof. Dr. Jeff Maskovsky. Trata-se de estágio com duração prevista para um período de seis meses, como Investigador Visitante Internacional na Escola de Graduação e Centro Universitário da Universidade da Cidade de Nova Iorque (CUNY Graduate Center), Nova Iorque. A agenda atual de pesquisa do Prof. Dr. Maskovsky contribui significativamente para este debate, haja vista que enfoca a recente emergência de movimentos de direita nos Estados Unidos e em outras localidades. Durante esse período, pretende-se assistir a palestras, colóquios semanais e outros programas académicos oferecidos pelo CUNY, bem como firmar contato com outros investigadores de alto nível que estudam as configurações contemporâneas dos movimentos políticos de direita nos EUA e em todo o mundo. (AU)

Resumo

Esse projeto busca analisar os esforços e resultados em igualdade de gênero nos diálogos de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI) na África. Para isso, ele segue a estratégia da União Europeia, adotada pela iniciativa Gender STI, considerando que a África é sub-representada no consórcio. A pesquisa também pretende preencher uma lacuna existente no campo, que é a falta de estudos sobre o Sul Global (SG) e sua Diplomacia Científica e da Inovação (DC&I). Serão utilizados dados primários para a análise da National Research Foundation (NRF) e entrevistas com stakeholders proeminentes da área. Nesse cenário, esse estudo contribui para expandir a cooperação entre o Brasil e outros países do Sul Global, especialmente a África do Sul. (AU)

|
201 resultado(s)
Página 1 de 21
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção